Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Sangue menstrual não tem mau cheiro! Entenda da onde vem o odor da menstruação

Médica Mariana Betioli explica o cheiro do sangue menstrual

A menstruação por si só já costuma ser um período desconfortável: as dores, a variação de humor e o sangue incomodam muita gente. Mas uma coisa que ninguém pode dizer é que o cheiro é um fator a mais nesse período. Muitas mulheres reclamam que a menstruação tem um odor forte, porém de acordo com Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca de coletores menstruais Inciclo, o sangue tem um odor neutro, quase imperceptível.

Quando usamos absorventes descartáveis, sentimos um odor que pode incomodar, de fato. Mas esse cheiro não é do sangue menstrual e muitas pessoas não sabem disso”, explica Mariana. “O cheiro aparece quando o sangue entra em contato com o ar e com as substâncias químicas dos absorventes descartáveis, entrando em decomposição. Para disfarçar o odor, esses produtos são até mesmo perfumados ou contam com neutralizadores de odor, mas não chega a funcionar muito bem”.

Além disso, a obstetriz explica que os absorventes possuem camadas plásticas que não permitem a passagem de ar, criando um ambiente úmido e quente. “Assim, provoca a proliferação excessiva de bactérias e aumenta ainda mais o odor, em um círculo vicioso”, diz ela.

Mariana destaca ainda que o cheiro do sangue isolado é bem fraco, assim como o de outras partes do corpo, e que não deve ser motivo de preocupação. “O sangue menstrual tem cheiro, mas é um cheiro bem fraquinho de ferro super comum, que reflete todos os nutrientes que contém em sua composição”.

Por esse motivo, outras formas de coletar a menstruação são indicadas, como o coletor e o disco menstrual. De acordo com Mariana, essas opções são mais saudáveis e seguras para a região íntima.

O ideal é evitar produtos químicos em contato com a região genital e deixar a área mais arejada. A melhor alternativa para a higiene menstrual é usar o coletor ou o disco menstrual, que são feitos de silicone hipoalergênico, um material substâncias químicas. Além de acabar com o desconforto do mau cheiro, reduz o risco de infecção”, garante a obstetriz.

Betioli reforça que o consenso de que a região íntima da mulher é suja, fedida, nojenta e precisa ter seu odor disfarçado, não é baseado em estudos científicos, e sim em tabus que sempre estiveram presentes na nossa cultura.

Mais notícias para você

Horóscopo

A Todateen trouxe todas as previsões dos astros para esta quinta-feira! Confira o que o Universo preparou para o seu dia (18).

Beleza

Composta por 60 produtos 100% veganos, as linhas reúnem fórmulas de alta definição que agem profundamente fio a fio, entregando hidratação, nutrição, reconstrução e...

Signos

Veja as principais combinações dos signos na amizade

Curiosidades

Cantora convidou jovem de Indaiatuba para performance no festival em São Paulo, onde ele ensinou expressões brasileiras durante interação.

Sair da versão mobile