Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

De hobby a viral: a jornada criativa de Letícia Gomes na maquiagem artística

Da primeira transformação em Jack Sparrow até o sucesso no TikTok, a artista revela inspirações, bastidores e conselhos para quem sonha em brilhar com a maquiagem.

De hobby a viral: a jornada criativa de Letícia na maquiagem artística - Foto: Letícia Gomes

Quem olha para os vídeos da Letícia hoje, se encantando com suas transformações impecáveis, nem imagina que tudo começou com um simples hobby. Entre pincéis, cores e muita criatividade, ela descobriu que a maquiagem podia ser muito mais do que beleza: podia ser arte, entretenimento e uma forma poderosa de se expressar.

Letícia, quando você percebeu que queria transformar a maquiagem em muito mais que um hobby e começar a criar conteúdo para as redes sociais?

Sempre gostei de me maquiar, em 2015 decidi que queria ser maquiadora, comecei a trabalhar na área atendendo clientes, fazendo somente maquiagem social. Um ano depois comecei a testar coisas diferentes na maquiagem. Procurando referências nas redes sociais, me deparei com o vídeo de uma artista italiana chamada Lucia Pittalis, em que ela se transformava em vários artistas e achei aquilo incrível. Resolvi tentar também. A primeira transformação que fiz foi a do Jack Sparrow de Piratas do Caribe, e então a cada transformação fui aprimorando minhas próprias técnicas, mas no quesito transformação, era só um hobby. E foi em 2017 que comecei oficialmente a criar conteúdo para as redes sociais.

Qual foi o primeiro vídeo ou desafio que fez você pensar: “Uau, acho que isso pode dar certo”?

Foi no começo de 2019, a música da Marina and The Diamonds, chamada I am Not a Robot, tinha viralizado no TikTok, e tem uma parte que ela canta “baby” com a mesta entonação que “hee hee” no Michael Jackson. Foi então que eu pensei em me transformar nele como esse áudio e deu super certo, foi o meu primeiro vídeo a viralizar.

Se você pudesse voltar no tempo e dar um conselho para a Letícia que estava começando a postar maquiagem na internet, qual seria?

Eu diria: Não tenha medo de expor a sua arte, nem de se expressar através dela. E não se preocupe com aqueles que não admirarem o seu trabalho, não tem como agradar a todos. Apenas confie em você e foque no positivo. Vai dar tudo certo!

Maquiagem artística e criatividade

Onde você busca inspiração para suas maquiagens artísticas — filmes, moda, cultura pop, ou até o cotidiano?

Eu busco muita inspiração através de filmes, séries e músicas. Através disso eu consigo aflorar minha criatividade e pensar em novas transformações, e em outras maquiagens que sejam atemporais.

Existe algum challenge que você fez e pensou “não vai dar em nada”, mas acabou viralizando?

Sempre que me proponho a fazer um challenge eu penso principalmente nas pessoas que já me acompanham, então nunca penso em que não vai dar em nada. E eventualmente, alguns vídeos acabam viralizando, o que é ótimo, mais pessoas acabam conhecendo o meu trabalho.

O que é mais desafiador: criar um look artístico do zero ou adaptar uma tendência da internet para o seu estilo?

Adaptar uma tendência da internet para o meu estilo é mais desafiador. Porque criar do zero algo que já tô acostumada a fazer já faz parte da minha rotina.

Rotina e Bastidores

Quanto tempo, em média, você leva para criar uma maquiagem artística completa do início ao fim?

A maquiagem em si eu levo em média 6 horas. Mas tem todo o preparo para gravação do vídeo, criar roteiro, gravar os takes, gravar o resultado, edição. Isso leva um dia inteiro.

Já aconteceu de uma maquiagem dar completamente errado no meio do processo? O que você fez para transformar o “erro” em aprendizado ou até em conteúdo?

No meio do processo é muito difícil saber se vai dar certo ou não, eu sempre espero finalizar tudo pra entender o que poderia mudar, caso não esteja tão legal, porque tudo influencia. Peruca, lente, acessórios e principalmente a interpretação.

Como é equilibrar a vida pessoal com a rotina intensa de criação de conteúdo e produção de maquiagem?

Nos últimos tempos eu tenho priorizado minha saúde mental, hoje consigo conciliar bem essa rotina. Então não faço as produções grandes com a mesma frequência de quando comecei. E acredito que a maquiagem é uma arte, principalmente as transformações e para isso, eu preciso me sentir inspirada, faz toda a diferença.

Produtos e Preferências

Se tivesse que escolher apenas três produtos de maquiagem para viver, quais seriam e por quê?

Corretivo, para cobrir as olheiras e áreas avermelhadas. Máscara de cílios, pra deixar o olhar mais bonito. E um balm com cor, pra hidratar e dar uma corzinha não só nos lábios, mas nas bochechas também.

Existe algum produto baratinho que você ama e recomenda de olhos fechados?

O protetor labial Amora Shine da Nívea, ele hidrata, protege os lábios e ainda dá um cor super linda e discreta. E da pra usar como blush também.

Qual foi o produto mais inusitado que você já usou numa maquiagem artística?

Já usei corretivo no cabelo para fazer uma mecha e já colei musgo no rosto para fazer o BettleJuice.

Impacto e Futuro

Como você enxerga o impacto da maquiagem artística na autoestima das pessoas que acompanham o seu trabalho?

Eu acho que no final de tudo, eu levo puro entretenimento para as pessoas através da maquiagem. Além de mostrar o poder que a maquiagem tem de transformar, não só em alguém totalmente diferente, como também na nossa versão ainda mais bonita, valorizar a nossa beleza, isso eleva muito a autoestima.

Qual é o sonho ou projeto que você ainda não realizou, mas que gostaria muito de trazer para o seu público?

Sempre gostei desse lado artístico e atuar é uma vontade que eu tenho.

Que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando agora no universo da maquiagem artística e ainda tem medo de se jogar?

Maquiagem é arte e todo artista merece ser visto. Não tenha medo de ser que você é e mostrar o que você faz, isso pode ajudar e inspirar muitas pessoas.

Mais notícias para você

Entretenimento

Técnica narrativa onde atores falam diretamente com o público aparece desde Hitchcock em "Psicose" até produções contemporâneas como "Deadpool" e "The Office"

Trends

Prática consiste em permanecer no banheiro por longos períodos sem necessidade fisiológica e ganhou popularidade nas redes sociais como forma de escapar das pressões...

Celebs

"Cinco Tipos de Medo", estrelado por Bella Campos e Xamã, conquistou quatro prêmios no festival gaúcho que encerrou neste sábado após dez dias de...

Horóscopo

A todateen trouxe todas as previsões dos astros para essa semana! Confira o que o Universo preparou para sua segunda

Sair da versão mobile