Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como tornar o planner um aliado no controle da ansiedade?

Como tornar o planner um aliado no controle da ansiedade?
Como tornar o planner um aliado no controle da ansiedade?

O planejamento não pode ser algo feito para te controlar, mas você pode estar no controle do seu planejamento. E isso é algo transformador na sua vida. Com o objetivo de mostrar que nós somos capazes e que nosso 100% não é sempre igual, Yasmim Barroso usa sua voz na internet não só para vender planners, mas também para mostrar que eles precisam ser nossos aliados. 

“Eu comecei nessa vida de empreender fazendo ilustrações e caderninhos pra vender na faculdade. Mas como eu tenho uma tendência a ser bem prática na vida, eu achei que precisava fazer coisas que fossem mais úteis e que realmente ajudassem as pessoas. Por isso, comecei a estudar sobre planejamento e criei meu primeiro planner. De lá até aqui já são 5 anos produzindo planners, dando cursos e mentorias e ajudando muita gente a viver uma vida mais leve enquanto alcança suas metas”, conta Yasmin. 

5 dicas para nos organizarmos em 2021

Em uma conversa com a todateen, a empreendedora por trás da flordemim nos mostrou como podemos usar nossos planners como aliados no controle da ansiedade, deu dicas sobre ferramentas que podemos aplicar no nosso dia a dia e ainda contou quais são os maiores mitos envolvendo o planejamento.

Confira o bate-papo completo: 

todateen: Existe uma impressão que muitos têm antes de começar a usar o planner da maneira certa: “tudo precisa estar com uma estética linda no planner”. E isso pode ser um fator que ainda impede as pessoas de começarem a usar o planejamento a seu favor. Quais dicas você daria para as pessoas mudarem a visão delas sobre essa questão da estética nos planners?

Yasmim: Essa é uma questão ENORME mesmo na vida de muitas pessoas e que afasta elas do ponto principal da função de um planner: te ajudar a viver uma vida melhor. Acho que no meio de tantos planners que são só agendas mais coloridas, a gente passou a acreditar que esse é o aspecto mais importante de um planner, ser lindo. Como se essa fosse a principal função dele fosse te motivar porque é lindo, mas não é verdade. Um planner como o da flordemim é feito pra ser uma ferramenta de planejamento, antes mesmo de ser lindo. Ele é feito para concentrar todas as suas informações de uma forma que te ajude a visualizar seus objetivos, suas demandas e até diminuir sua ansiedade ao lidar com essas questões. Então se você quer mudar essa visão de que o planner é só estético, se lembre que ele é uma ferramenta e precisa resolver pontos da sua rotina. A partir disso, você vai conseguir escolher um planner primeiro pelo que ele tem pra te ajudar, e depois por quão bonito ele é. Existem planners lindos e funcionais, mas a nossa prioridade precisa ser na função! 

Falando sobre os prejulgamentos de usar um planner do dia a dia, algo que também pode assustar as pessoas são as diversas ferramentas que encontramos disponíveis em vários planners diferentes. Para quem está pensando em começar a se planejar em 2021, independente do espaço onde vai se planejar, quais ferramentas ou mecanismos você acha que podem ajudar as pessoas a encontrarem o que realmente faz sentido na sua rotina?

Um bom planner vai ter espaço pra concentrar as coisas principais da sua vida, então comece dando uma analisada dos caderninhos e nos seus bloquinhos de anotação. O que tem lá que você pode concentrar no planner? De maneira geral, um bom planner precisa ter uma visão semanal, e isso é muito importante mesmo, um espaço pra criar um despejo de tarefas pra semana, e um calendário pra te ajudar com seus compromissos. Depois que ele cobriu esses pontos iniciais, você pode buscar por necessidades especiais, como uma mandala pra avaliar a relação do seu sono com o seu humor, um rastreador de hábitos ou até algo ligado a gratidão. 

Planner: 10 modelos que vão te ajudar a se organizar em 2021

Quais são outros “mitos” que estão relacionados ao uso de um planner e você tenta desmistificar pelo seu trabalho?

Acho que o principal mito é o de que não faz diferença e só serve pra pessoas muito organizadas. Isso não é verdade! se você se sente pressionada, ansiosa ou sobrecarregada com a sua rotina, um planner pode te ajudar muito. Aquela sensação de ficar o tempo todo revisando mentalmente o que você precisa fazer, ou estar sempre correndo com os prazos podem ser resolvidas com um despejo bem feito e um planejamento semanal que te permita visualizar todas as suas demandas. 

Levando o foco agora para a questão da ansiedade, como você acha que esse sentimento pode estar associado a falta de planejamento (ou até ao planejamento feito de forma errada)?

Nossa ansiedade tá muito relacionada a não conhecer nada do futuro, não conseguir prever nada e ficar presa em pensamentos que tentam te preparar pro que vai acontecer. Só de dizer isso, acho que dá pra entender onde o planejamento entra, né? Com ele a gente consegue delimitar o que a gente quer fazer, como e quando quer fazer, então mesmo que aconteçam imprevistos, eles vão ser mais previsíveis do que se você não tem planejamento nenhum. Com o planejamento você tem a sensação de estar fazendo a coisa certa na hora certa, e sua mente pode descansar sabendo que é só naquilo que ela precisa focar agora. O despejo é uma das partes do planejamento que lida diretamente com a ansiedade, porque a sensação de tentar manter toda sua agenda e todas as suas demandas na cabeça, faz com que a gente sinta o tempo todo que estamos esquecendo de algo, e isso deixa nosso corpo em estado de alerta. De uma forma geral, e um pouco simplista, eu diria que o planejamento é contrário a ansiedade. 

Um ponto muito importante que você traz pela flordemim é de que todos somos capazes e que nosso 100% não é sempre igual. Você acha que registrar e planejar o caminho até nossas conquistas é algo que pode ajudar no controle da nossa ansiedade?

Com certeza! Quando não temos o caminho bem traçado e esperamos pra medir nossa produtividade, sucesso e etc só com o resultado final, isso faz com que todo o processo seja desvalorizado. E quando a gente está construindo uma coisa a longo prazo, o processo é a maior parte do caminho e o resultado é só uma partezinha no final. A gente precisa se motivar e tirar formas de se sentir feliz e completo do processo e o planejamento é uma das principais formas de fazer isso, porque você consegue se validar a cada passinho dado, e não só no final. 

+ Volta às aulas 2021: como lidar com o retorno presencial na pandemia ou mais um semestre a distância?

Outra questão que você explora é a de que o planejamento é uma teoria e a vida é a prática. Então os imprevistos podem acontecer no dia a dia e você pode se ver na necessidade de replanejar. O que você recomenda para pessoas que sentem um sentimento de frustração ao lidar com esse replanejamento?

Recomendo respirar bem fundo e saber que tá acontecendo com todo mundo. A gente não controla tudo, por mais que tente, e por isso imprevistos sempre vão acontecer. Não existe uma vida sem imprevistos como não existe uma vida sem problemas. a gente escolhe problemas melhores. É melhor ter o trabalho de planejar a semana de vez em quando do que sentir que sua vida inteira é um imprevisto. E isso é importante, comece a anotar seus imprevistos no planner e observar cada um deles com um olhar investigativo, você pode acabar encontrando um padrão e conseguindo planejar um espaço pra esses imprevistos. 

Quais dicas práticas você daria para quem está querendo desengavetar o planner em 2021 e ter um planejamento focado na ação?

A maior dica de todas: comece agora. Se você tá se sentindo motivada agora, começa agora. Você não precisa do planner mais lindo do mundo, não precisa de marcadores, não precisa de canetas especiais nem nada disso. Você só precisa de um papel e uma caneta qualquer. Escreva todos os seus afazeres em uma folha e depois distribua na semana, sempre considerando o que é possível de ser feito naquele dia e vai viver! Se precisar de ajuda, tem conteúdo demais no meu instagram (@flordemim) pra te ajudar em qualquer momento que você estiver. Começando a planejar do 0 ou retomando algo que ficou abandonado. 

Confira outras publicações e conheça mais o trabalho de Yasmim pela flordemim:

Mais notícias para você

Comportamento

Separamos uma lista de opções rápidas para ajudar a controlar a ansiedade

Comportamento

Doutora em psicologia, Blenda Oliveira comenta alguns sinais que alertam para ansiedade e a importância do ambiente

Comportamento

Te ajudamos a começar esse hábito novo em 2024

Comportamento

Diante de muita ansiedade, medo e angústias, nada melhor do que manter a calma, relaxar a mente e colocar o corpo em equilíbrio novamente,...