Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Nossos cabelos caem mais no outono e nós te contamos o por quê

A dermatologista e tricologista Renata Vasconcellos explica que, para entender o processo, é necessário resgatar um pouquinho do ciclo capilar.

Crédito: Instagram/@adutakech

O outono chegou e, muito além das folhas que caem no quintal, os fios de cabelo também vão se despedindo, viu? Ainda que queda aconteça diariamente, nessa época do ano a tendência, que carrega o nome de eflúvio sazonal ou queda capilar sazonal, se intensifica.

Em conversa com a todateen, a dermatologista e tricologista Renata Vasconcellos, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, para entender o processo, é necessário resgatar um pouquinho do ciclo capilar.

“Nosso cabelo tem três fases: crescimento, repouso e queda. A primeira é a fase anágena, que consiste no crescimento capilar e pode durar um período médio de dois a sete anos, dependendo da genética. Essa fase vai determinar a espessura e comprimento de cada fio. Em seguida, temos a fase catágena, que é o período de regressão, quando o cabelo começa a morrer, e dura de duas a três semanas. Na fase telógena, que dura aproximadamente três meses, o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno”, conta.

“No ser humano, cada cabelo está em fase independente dos demais – é o crescimento em mosaico. Se todos os cabelos estivessem em fases sincronizadas, a cada novo ciclo de crescimento formaria uma alopecia total como acontece em alguns mamíferos. Na fase anágena, temos de 80 a 90% de fios e na telógena temos de 10 a 20%, sendo que 60 a 100 fios de cabelos podem cair diariamente sem que isso represente doença”, continua.

Por qual motivo nosso cabelo cai no outono?

Explicado isso, a pergunta que não quer calar: e por qual motivo essa queda acontece? Então, segundo a especialista, o motivo de haver maior sincronização da fase de queda durante o outono ainda não é totalmente conhecido. Acredita-se que tenha relação com a radiação solar, produção de melatonina e até mesmo com a evolução dos seres vivos – que tendem a perder pelos e folhas para novos cresçam, mais fortes e mais preparados para o inverno.

E será que existe algum cuidado especial que devemos ter? A resposta é sim. Renata conta que o cabelo deve ser lavado com frequência no outono. “O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes na semana, intercalando os dias. Usar a água com uma temperatura mais amena também ajuda na queda. Isso porque a água quente deixa os fios mais ressecados e o couro cabeludo mais oleoso. Uma forma de blindar os fios e proteger contra temperaturas mais altas é fazer umectação. Sendo assim, uma hora antes de lavar os cabelos, usando o óleo de rícino e o óleo de coco, o que ajuda a não agredir. Também é recomendado não dormir com o cabelo molhado, pois aumenta a chance proliferação de fungos, caspa, além de quebra dos fios”, alerta.

Alerta de dica

Se cabelo forte é sinônimo de raiz bem cuidada, é ideal apostar em soluções que tragam boa limpeza dos fios, certo? Aliás, um truque super válido é vinagre de maça que, como explica a médica, tem propriedades antifúngicas e bactericidas, ajudando no controle da oleosidade.

“Pode ser aplicado como algodão ou misturado no shampoo, nos fios ajuda a selar as cutículas, tornando-as mais protegidas contra a poluição e com mais brilho, também pode ser usado no condicionador ou após”, finaliza.

Anotou as dicas? Então, agora é só seguir as orientações e seguir com o cabelito bem lindão nesse outono, amiga!

Mais notícias para você

Beleza

Composta por 60 produtos 100% veganos, as linhas reúnem fórmulas de alta definição que agem profundamente fio a fio, entregando hidratação, nutrição, reconstrução e...

Signos

Veja as principais combinações dos signos na amizade

Curiosidades

Cantora convidou jovem de Indaiatuba para performance no festival em São Paulo, onde ele ensinou expressões brasileiras durante interação.

Comportamento

Os brechós não são mais só uma alternativa econômica: hoje, eles são símbolo de estilo e consciência ambiental. Prova disso é que, no último...

Sair da versão mobile