Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Anticoncepcional injetável: entenda como funciona!

Vem tirar suas dúvidas sobre esse método contraceptivo!

Anticoncepcional injetável: entenda como funciona!
Anticoncepcional injetável: entenda como funciona! - Foto: Pinterest

Na adolescência, são muitas as nossas dúvidas sobre os métodos contraceptivos que existem por aí. Sabia que o anticoncepcional injetável é uma opção?! Ele é o queridinho das meninas que esquecem de tomar a pílula comum diariamente. Quer entender como funciona? A gente conversou com o ginecologista Dr. Alessandro Scapinelli para tirar algumas dúvidas!

Confira como o anticoncepcional injetável funciona:

O anticoncepcional injetável age como a pílula oral, inibindo a ovulação, e a eficácia é a mesma. O que muda é a aplicação e o intervalo de tempo entre uma injeção e outra. Mais do que uma idade certa, a necessidade da paciente justifica a prescrição do injetável pelo ginecologista.

Existem dois tipos de contraceptivos injetáveis: o de longa e o de curta duração. O de longa duração é trimestral, e a primeira injeção deve ser aplicada até o 5º dia do ciclo. Caso você se esqueça e aplique depois, um método complementar, como a camisinha, deve ser usado por 2 semanas.

No entanto, segundo o Dr. Alessandro, o maior problema deste método, com aplicação a cada 90 dias, é a alteração do fluxo menstrual, que pode ser irregular, principalmente no primeiro ano de uso. Após 5 anos, 80% das mulheres não apresentam mais sangramento vaginal. Também podem ocorrer aumento da sensibilidade mamária, ganho de peso e circunferências abdominais e, em alguns casos, depressão.

O de curta duração deve ser usado mensalmente (28 a 33 dias), sem ultrapassar 33 dias. Se você esquecer, passando o 33º dia, a injeção pode ser realizada, mas um método complementar (como a camisinha) deve ser usado por 2 semanas. A menstruação acontece mensalmente e é regular.

Vantagem

A vantagem do anticoncepcional injetável é que é mais fácil de lembrar. Então, é possível que meninas que normalmente esquecem de tomar a pílula oral se adaptem melhor à injeção. Os dois métodos são bastante eficazes e, em relação ao preço, os injetáveis podem ter um custo menor, se comparados à cartela de comprimidos orais.

Por fim, miga, é importante saber que cada caso é diferente um do outro. Não existe um melhor ou pior método contraceptivo, mas aquele que funciona para você. Por isso, converse com seu ginecologista e ele vai avaliar, de acordo com suas necessidades, o que se encaixa melhor na sua vida.

Mais notícias para você

Entretenimento

Cerimônia acontecerá em local reservado próximo a Santa Bárbara com esquema especial de segurança para garantir privacidade do casal.

Horóscopo

A Todateen trouxe todas as previsões dos astros para esta quarta-feira! Confira o que o Universo preparou para o seu dia (17)

Entretenimento

Série sobre violência juvenil faz história com ator de 15 anos como mais jovem vencedor da premiação. Cerimônia aconteceu em Los Angeles no último...

Beleza

Se não espalhado da maneira correta, o produto pode manchar a maquiagem

Sair da versão mobile