Quem sofre com a timidez sabe o quanto é difícil: a gente trava, fica vermelha e se enrola inteira quando precisa passar por algumas situações. Mas, miga, relaxa, você não precisa conviver com isso o resto da sua vida. A psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi, nos deu cinco dicas bem fáceis que podem dar um help!
Mude a sua visão
Sem essa de achar que todo mundo é seu inimigo. “Por mais que você ache que sim, as pessoas não estão ali para te atacar ou ridicularizar. Elas buscam trocas”, explica a especialista. E você só tem a ganhar se topar aprender!
Você não é o centro das atenções
Eita, que verdade! “Inconscientemente, todo tímido é orgulhoso e acha que, assim que chegar em um lugar, todos vão parar o que estão fazendo para olhar. Isso não acontece! Relaxe!”, explica.
Não existe perfeição
É comum exigirmos a nossa perfeição, mas isso é total furada. Ela não existe! “Você não precisa ser o melhor, basta ser você mesmo, o que já é excepcionalmente incrível”, lembra Maura.
Respeite as diferenças!
Nem todo mundo é igual, aceite. E é justamente isso que nos faz incríveis! “Ser igual a todo mundo é chato. Normalmente o tímido se espelha em quem quer ser. O belo da vida e das pessoas são as características individualizadas”, diz a especialista.
Tente interagir
Sim, miga! Nem que for para falar a primeira coisa que lhe vier à mente! “Quanto menos você pensar nas reações dos outros, melhor. Até porque elas são meras invenções da sua cabeça”, lembra.
